Do fundo do baú, uma das apresentações que marcaram o início do meu caminho na gestão dos riscos na Açucareira Corona SA.
Como vínhamos discutindo muito com o Macquarie Bank, os reflexos da participação dos Hedge Funds no mercado sucroenergético, a apresentação corroborou muito para a nossa estratégia de gestão da exposição aos riscos de mercado quantificados em nossas posições.
Entender como os gestores dos Hedge Funds eram remunerados. Seus movimentos através do Commitment of Traders. A posição net e a alocação das ordens, entre outras informações disponibilizadas. Foi de imensa valia.
Porém ficou claro na apresentação o quanto em USD ($) eles tomaram do mercado de açúcar naqueles anos. Uma surpresa para todos nós na época. Imagine agora, é só saber calcular.
Já se passaram mais de 15 anos. Os Hedge Funds prosperaram e são parte da realidade do setor. Cada vez mais presentes e mais importantes para a tomada de decisão e posicionamento estratégico dos gestores responsáveis pela gestão do risco de mercado.
Esta é uma verdade para o mercado de soja, de cacau, de suco de laranja, de algodão, etc. Should You Follow the Funds?
postagem-ISO Sugar1