Hedge Accounting no Agronegócio

0

No caso de contabilização equivocada das operações de hedge ou ausência de controles internos apropriados para a comprovação documental das operações ao Fisco federal, sua empresa pode estar criando um passivo tributário ficando exposta ao risco de uma autuação fiscal pela Secretaria da Receita Federal do Brasil ao custo de 34% (IRPJ + CSLL) acrescido de multa de ofício de 75% e juros de mora (Selic).

O IRRF não incidirá, em regra, sobre os ganhos em operações financeiras de hedge, da mesma forma em que as perdas serão integralmente dedutíveis na apuração do IRPJ e da CSLL pelo Lucro Real.

A correta identificação, análise e validação dos controles internos, registros, documentos e declarações fiscais relativos às operações financeiras com o intuito de hedge é de extrema importância para a comprovação da finalidade da operação financeira.

A contabilidade de hedge atua no sentido de reconhecer no resultado os efeitos compensatórios provenientes de modificação no valor de instrumento de Hedge e de itens objetos do mesmo.

Baixe gratuitamente o projeto de Hedge Accounting. Clique aqui

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email